Juan Guiã lança ‘Te Alma’, projeto com música, clipe e marca de roupas agênero com parte da renda para projeto LGBTQIA+

Juan Guiã lança ‘Te Alma’, projeto com música, clipe e marca de roupas agênero com parte da renda para projeto LGBTQIA+

Driblando os desafios de fazer arte durante a pandemia, o cantor pernambucano estreia produção de altíssima qualidade em seu trabalho mais visceral

A pandemia imposta pela Covid-19 trouxe desafios, recolhimento e reflexão para muita gente. Não foi diferente com Juan Guiã, cantor pernambucano que, depois de fechar um ciclo pessoal, deixou São Paulo de volta a Recife, onde passou por um processo intenso, íntimo e espiritual. Por ser o tipo de pessoa que transborda e traz suas vivências para sua arte, Juan usou esse período de introspecção para transformar suas dores em música.

Assim nasceu ”Te Alma”, single do primeiro álbum do artista, “Estilhaço”, de produção independente e com previsão de lançamento para 2021. A canção fala de cura e de uma conexão de almas, para além do amor. A produção é de Henrique Macedo, produtor musical, cantor e diretor de trilhas, que já tinha trabalhado com Juan no espetáculo de dança-teatro autoral “Por um Fio”, em 2009, que trazia temáticas como existência, vida e morte.

Capa do single “Te Alma”, de Juan Guiã

Produção audiovisual em isolamento social

Por conta dos desafios trazidos pela pandemia, Juan Guiã assumiu diversas responsabilidades técnicas na produção do clipe de ”Te Alma”, que estreia no dia de 2 de dezembro, como maquiagem, direção de arte e cenografia. A equipe, reduzida para respeitar o distanciamento social, contou somente com iluminação de Cleison Belo Ramos e captação de imagens de Morgana Narjara, que dividiu, também, a direção de fotografia com o cantor.

Mas como as adversidades trazem também um lado positivo, Juan conseguiu resgatar, nesse processo criativo, sua vivência nas artes cênicas, traduzindo o universo proposto pela sonoridade da canção em uma narrativa imagética e teatral. O clipe é dividido em quatro blocos, inspirados em um ciclo afetivo, cada um representado por uma cor: carne (vermelho), cura regida pelos caboclos (verde), reconexão espiritual (branco) e iluminação (amarelo).

Juan Guiã na gravação do clipe de ‘Te Alma’ – Foto: Morgana Narjara

Moda engajada

“Te Alma” conta com figurinos marcantes e adereços faciais de criação do próprio cantor, que também usa seus dons para ajudar quem precisa. Junto com a canção e o clipe, Juan lança sua marca de roupas, Te Alma (http://www.tealma.com.br), com camisetas e peças futuristas criadas pelo artista, que assinou o conceito e o desenho.

Parte dos lucros da loja virtual será doada ao Instituto Transviver, ONG que luta contra a LGBTfobia em Recife e fundada por Juan Guiã e sua mãe, Regina Guimarães, em 2018. A ONG também atua na busca por direitos e articulações políticas em prol da comunidade, vítima da desigualdade social na capital pernambucana. Na pandemia, o Transviver ajudou centenas de famílias de pessoas LGBTQIA+ fazendo entrega de cestas básicas, material de higiene pessoal e limpeza, máscaras, álcool gel e botijões de gás.

Juan Guiã na gravação do clipe de ‘Te Alma’ – Foto: Morgana Narjara

Como diretor cultural do instituto, Juan Guiã coordena projetos para a população LGBTQIA+ no Recife e promove a inclusão, formação e acesso da população a cursos de formação, inglês, supletivos, atendimentos psicoterapêuticos, aulas de dança e teatro, retificação de nomes e questões documentais, esportes etc. O coletivo ainda fundou o primeiro time de futebol de homens trans do Norte e Nordeste que leva o nome de Transviver Futebol Clube.

Juan acredita em arte com propósito. “Desde a criação do Transviver, coloco meu trabalho artístico, a expressão do que é mais verdadeiro em mim a serviço da comunidade LGBTQIA+, já tão maltratada pela sociedade”, conta. Mesmo antes da loja, a renda conquistada pela música e clipe de Bacurau, seu último trabalho, também foi revertida para o Transviver.

Ouça Te Alma no Spotify, Deezer e Apple Music.

FICHA TÉCNICA:

Single TE ALMA:
Música e letra: Juan Guiã
Direção Musical e mix: Henrique Macedo
Percussões: Edu Mega
Beats e eletrônicos: Vidalles
Master: Alessandro Kabral
Estúdio: Seven Estúdios

Clipe TE ALMA: 
Criação, roteiro e direção: Juan Guiã
Direção de fotografia: Juan Guiã e Morgana Narjara
Edição: Juan Guiã
Assistente de edição: Lex Francis
Captação e still: Morgana Narjara
Fotos divulgação: Morgana Narjara
Iluminação: Cleison Ramos
Equipamentos de luz: Martiniano Almeida
Pós produção e VFX: Dr1nho
Cenografia e arte: Juan Guiã
Stylist: Paulo Victor
Looks: Hero Me (vermelho), A.lém (verde 1), Brinda (verde 2), Patrick (branco) e Brinda (amarelo)
Luvas bordadas e de pedrarias: Charlotte Delfina
Coroa e adereços: Ateliê Duas Coroas
Sandálias: Jailson Marcos
Maquiagem, visagismo, adereços e joias faciais: Juan Guiã
Realização e produção: Guiã Criações
Produção executiva: Regina Guimarães
Assessoria de imprensa: Rafael Leick
Apoio: Instituto Transviver, Te Alma e Verde Terra.

Sobre Juan Guiã:
Cantor, compositor, bailarino, ator, performer, umbandista e feminino, traz suas vivências para a música resgatando referências sonoras regionais pernambucanas e trazendo a batida eletrônica com a organicidade da percussão criando um pop atual e originalmente brasileiro, em canções como Despacho, Libera a Raba, Sozinho no Mar e Bacurau. Fez shows no Sesc, Museu da Imagem e do Som (SP), Parada LGBT+ de SP e Recife, além de show de abertura para Luisa Sonza. Encontre Juan Guiã no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Escute no Spotify.


PRESS KIT ‘Te Alma’

Fotos para download

Tô aqui